segunda-feira, 27 de abril de 2009

Assunto: ELEIÇÕES 2009 - ESTRATÉGIAS DE CAMPANHA

Assunto:

ELEIÇÕES 2009 - ESTRATÉGIAS DE CAMPANHA

Alerta:

O endereço de e-mail foi adicionado a Lista de Contatos

ELEIÇÕES 2009 – ESTRATÉGIAS DE CAMPANHA

Prezados colegas,

Chamo a atenção de todos, pois este é o último texto que pretendo escrever sobre a próxima eleição da CBB. Nesta reta final de campanha algo está MUITO CLARO PRA MIM: Estamos diante de 02 estratégias distintas de campanha. A oposição querendo CONSTRUIR UM GRUPO DE BASQUETEIROS, baseado em um novo modelo de gestão REALMENTE PROFISSIONAL. Que mesmo não sendo um plano perfeito e dirigido por seres humanos imperfeitos, representa uma nova possibilidade para o basquete brasileiro.

Do lado contrário, a situação, onde sabemos que “SERÁ MAIS DO MESMO”, tentando DESTRUIR UM GRUPO DE BASQUETEIROS. Vejamos como tem sido a estratégia de campanha da situação:

Ao invés de apresentar planos, fazer reuniões para obter novas idéias dos presidentes, mobilizar a opinião pública, a situação se ocupa de criar boatos, subverter fatos e usar de diversos subterfúgios para continuar comandando a CBB. Vou citar alguns destes fatos ocorridos ao longo da campanha e que demonstram que a situação só caminha neste sentido, quando a ela liga ou visita um presidente:

1º. Ela diz para um presidente que “fulano, beltrano e sicrano” estão com a situação, mesmo sabendo que estes pertencem ao outro grupo. Com isso ela quer transparecer que tem a maioria. Contudo, sabemos que isso não é verdade;

2º. Ela liga para um presidente e faz linha cruzada. “Olha, beltrano está fechadíssimo conosco”. Logo depois, ela liga para o outro presidente e diz “Falei agora com Sicrano e ele está conosco”. O que ela quer com isso? Que um presidente desconfie da firmeza do outro;

3º. Outra estratégia é fazer acusações cruzadas. “Olha fulano falou mal de você”. “Beltrano não vai com a sua cara”. “Se sicrano assumir você estará fora”. Mais uma vez ela quer simplesmente dividir. ELA NÃO FAZ PROPOSTAS DE GOVERNO. NÃO APRESENTA IDÉIAS.

4º. Nesta mesma linha, como não tem resultados administrativos para mostrar, ela fica trazendo à tona casos do passado. “Lembra aquele desentendimento que você teve com fulano? Agora ele está no outro grupo”. Faz isso ao invés de pensar no futuro, tentando levar o presidente a pensar com sua raiva, sem pensar no basquete;

5º. Uma das mais usadas nesta campanha é dizer que fulano e beltrano estarão na administração da CBB. Antes de mais nada, a CBB terá de ser administrada por alguém. Mas o certo mesmo é que, além do Carlinhos e de acordo com o nosso programa, assumirá um profissional de mercado para ser o executivo chefe da entidade. Todo o resto é boato lançado pela situação. Mas, fazendo isso, o que ela quer? Quer mexer com os interesses individuais. O presidente pensa: “Se a situação diz que fulano e beltrano vão estar lá, então é melhor eu ficar aqui com a situação”. TODOS NÓS SABEMOS QUE O CERTO DA SITUAÇÃO SÃO MAIS 04 ANOS DE BOB, MANTEIGA E FONTANA. E com estes, os presidentes sempre foram tratados como segundo nível, pois eles são os donos da verdade.

6º. Ainda nesta linha, a situação, ao invés de apresentar propostas, chega para o presidente e diz: “a CBB já está loteada. Os cargos já estão definidos”. Primeiro que isto é MENTIRA. Segundo, que o que vimos hoje na CBB não é um loteamento e sim uma oligarquia comandada por 04 pessoas e só. Eles administram o dinheiro, a chave do almoxarifado, convocam as seleções e apresentam aos técnicos, entre outros. Fazem de tudo e não ouvem os presidentes. CASO ELES VENÇAM, CONTINUARÁ ASSIM, NÃO NOS ENGANEMOS;

7º. Os boatos chegam até envolver a saúde das pessoas. “Fulano está morrendo, não tem como ser presidente da CBB”. “Olha, o Carlinhos vai tirar o Sr. Édio e por isso ele quase enfartou coitado”. APROVEITO PARA MANDAR ESTE RECADO AOS FUNCIONÁRIOS DA CBB: NÃO HÁ PLANOS DE MUDANÇAS RADICAIS NO GRUPO DE COLABORADORES DA CBB. SABEMOS O VALOR DAS PESSOAS E RESPEITAMOS SUAS EXPERIÊNCIAS.

8º. Há tentativas de subverter fatos, como os da saída daqueles que compuseram a atual gestão. A situação diz: “tirei fulano porque ele queria regalias da CBB e por isso ele vai votar contra”. “Beltrano saiu porque é um mentiroso que queria dinheiro da CBB e eu descobri”, “sicrano me deve 100 mil Reais que eu emprestei para ele e como não quer me devolver, ele não vai continuar comigo”? SOMENTE FAÇO UMA PERGUNTA: JÁ OUVIRAM A VERSÃO DE CADA DOS PRESIDENTES PARA TODOS ESTES CASOS, QUE FORAM SUBVERTIDOS PELA SITUAÇÃO?

9º. Não posso citar os nomes dos colegas pois não tenho autorização deles, mas posso falar de mim, Telmo. A situação fala que eu a traí. Sei até as frases que usam: “aquele menino me traiu” “ele não vota em mim porque queria dinheiro e eu não dei”. É engraçada esta estratégia de desconstruir a imagem das pessoas. Como sabem que poucos vão ligar para saber se é verdade ou não, falam tudo de todos. Sobre os comentários, minha luta na oposição responde por mim.

10º. Também é engraçado como acham que estão lidando com crianças. SUBJULGAM A INTELIGÊNCIA DOS PRESIDENTES O TEMPO TODO. Passam anos sacaneando e perseguindo alguns colegas e, as vésperas da eleição, vêem com o discurso do arrependimento, admitindo erros, pedindo desculpas por ter excluindo presidente. Pedindo voto de confiança. 12 anos fazendo um monte de bobagens e agora dizendo que tudo irá mudar. Por que falam que vão mudar? Já que a chapa pró-basquete diz que vai haver mudanças e que todos querem melhorias para o basquete, então temos que fingir que haverá mudanças também.

11º. Sobre mudar. Mudar o que? Não há projeto que possamos avaliar. E NESTA ALTURA DO CAMPEONATO, ALGUÉM ACHA MESMO QUE A SITUAÇÃO IRÁ MUDAR? QUE PASSARÁ A CUMPRIR OS ACORDOS QUE DESCUMPRIU AO LONGO DE 12 ANOS? QUE IRÁ IMPLEMENTAR AS AÇÕES QUE DEIXOU DE IMPLEMENTAR NESTES ANOS TODOS?

12º. Durante a primeira fase da campanha também era muito usual a estratégia de não deixar o grupo se formar. A situação ligava e pedia para um colega presidente não ir às reuniões da oposição. Ficava pedindo aos colegas para não se comprometer. Simplesmente usava o argumento de que “não era bom” que o presidente fosse à reunião? Lógico que não era bom. Não era bom pra ele porque assim os colegas iriam se articular contra ele, vendo os erros de sua administração.

13º. Também durante toda a campanha, a situação repetiu: “haverá muitas traições em seu grupo”. Com isso ela pretendia promover a desconfiança entre os colegas presidentes que aderiram à oposição.

14º. Pessoalmente, essa tática de pedir que o colega presidente não freqüente uma reunião, é uma afronta a dignidade do colega. Tentar induzi-lo a não debater a modalidade a qual é responsável direto em seu estado. É um ato de desrespeito ao INDIVÍDUO E A DEMOCRACIA.

15º. No fim da campanha então, mediante tomada de consciência da derrota, além de todos os ataques pessoais ao Carlos Nunes, a situação vem apresentando a alguns colegas presidentes “promessas milagrosas, propostas irrecusáveis”. Nem vou debater quais “propostas irrecusáveis” são essas, pois não deve ser a apresentação de SUPER, HIPER, MEGA PROGRAMA REVOLUCIONÁRIO DE GESTÃO. Ou seja, lhe trato de bobo nestes anos todos e agora acho que posso lhe enganar, com desculpas oportunas, com promessas de última hora ou, até mesmo, que posso “comprar seu voto” com propostas escusas.

16º. Por fim, me atento as acusações ao Carlinhos. Agora dizem que ele roubou dinheiro no clube tal. Que tem processos aqui ou acolá, que ele saiu da CBB porque queria mais dinheiro, que foi um traidor já que era assessor da presidência. Bom, antes de mais nada, se a índole do Carlinhos era tão ruim assim, pergunto: Por que o Grego o manteve ao seu lado por 11 anos então? Só agora ele descobriu o que ele chama de “falcatruas”? Os colegas de federação que também fazem essas acusações e conviveram tantos anos com ele, participaram de tantos encontros, tantos jantares, vão se permitir atacar a honra dele só porque ele está na oposição agora? Em relação aos alegados processos, para se candidatar, o Carlinhos tomou o cuidado de buscar e possuir TODAS AS CERTIDÕES NEGATIVAS que existe por ai. Isso não seria uma boa resposta a estes questionamentos? Também as suas reeleições lá no Rio Grande do Sul não seriam uma prova de boa conduta?

Bom, em resumo, ao fazer sua campanha, a situação, ao invés de apresentar propostas e projetos, apresenta acusações, tentativas de desmoralizar o candidato adversário, ataques a sua vida pessoal, ataques aos integrantes da chapa pró-basquete, espalha boatos, inverdades, subverte fatos, tentam promover a desconfiança.

A Chapa Pró-basquete vem utilizando como estratégia a realização de reuniões constantes, desde o ano passado e já somando 06, sempre com grande participação de um expressivo número de presidentes. Em todas as reuniões temos tido a oportunidade de debater e desenvolver um projeto de gestão para o basquetebol brasileiro, sem a idéia de “EU SEI TUDO”. Este projeto também, além das contribuições dos colegas presidentes, tem tido a coordenação e assessoria de uma das melhores empresas de marketing e gestão esportiva do país, a Brunoro Sports Business.

Iremos vencer as eleições e uma nova era irá começar. Democrática, profissional e participativa.

Telmo Riomar

Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário