sábado, 15 de maio de 2010

Seduc abre fase Regional Metropolitana dos Jogos Escolares de Rondônia 2010
Sábado , 15 de Maio de 2010 - 8:43


“Este é o maior evento esportivo escolar do Estado de Rondônia é a oportunidade de interação, superação de obstáculos, novas amizades, e descoberta de talentos”, foram estas as palavras usadas pela secretária de Estado da Educação, Irany Freire Bento, ao abrir oficialmente os Jogos Escolares de Rondônia fase Metropolitana 2010 (JOER). A cerimônia de abertura aconteceu na noite desta quinta-feira (13/05), no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho. Estudantes, professores, autoridades e demais envolvidos prestigiaram a cerimônia marcada por muita emoção.
Em seu discurso o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Erse, que representou o governador João Cahulla, reforçou a importância do esporte na formação do cidadão. Segundo ele crianças e adolescentes aprendem por meio do esporte, valores fundamentais que levam para a vida, como: união, respeito, amizade, entre outros. “Além de aprenderem a lidar com as vitórias e derrotas que o esporte proporciona, os atletas aprendem a lidar também com vitórias e derrotas na vida pessoal, desenvolvendo, assim a independência, o sentido de responsabilidade e a confiança em si mesmos. Portanto, é, sem dúvida, um excelente meio para que dentro de um processo educativo, contribua para a formação integral e crítica do ser humano”, disse o secretário, acrescentando que o Governo do Estado, por acreditar na força do desporto, tem investido cada vez mais, seja construindo quadras esportivas, entregando material esportivo e incentivando os estudantes a participarem de competições em suas mais diversas modalidades.


Já a primeira-dama do Estado e secretária de Assuntos Estratégicos, professora Marli Cahulla, falou do grande avanço que a educação teve nos últimos anos e do apoio que o governo tem dado, cada vez mais evidente, para a prática esportiva. “Se hoje temos aqui mais de 3 mil alunos participando desta competição é porque cada um, além de acreditar no esporte, sabe do compromisso do estado em oferecer mais qualidade de vida para a classe estudantil”, disse Marli.
As demais autoridades parabenizaram o governo do estado que através da Seduc/CEC realiza mais uma edição de sucesso do Joer.
Durante a cerimônia o Pelotão de Elite da Polícia Militar entrou com as bandeiras dos pavilhões nacional, estadual e municipal. A parte artística ficou por conta da Escola de Dança, projeto da Seduc, que oferece gratuitamente cursos de dança para alunos da rede estadual e municipal e comunidade em geral, que estejam matriculados regularmente. 12 alunos interpretaram através da dança contemporânea e do jazz os temas “Alegria e Ciúmes”.
A aluna Erika Frazão de Mesquita, aluna da escola Marcelo Cândia e atleta da modalidade de handebol, entrou com o fogo simbólico e fez o acendimento da pira olímpica. Érika foi escolhida para levar a pira por sua grande atuação no Joer em 2009. A aluna juntamente com suas companheiras de equipe conseguiram bons resultados para a modalidade de handebol para porto velho.


Elas foram campeãs da regional metropolitana Porto Velho, foram vice-campeãs do Joer e representaram o estado de Rondônia na fase regional da copa de Petrobrás de handebol realizada em Manaus, e conseguiu a classificação para a fase nacional desta competição. Dentre as 795 escolas inscritas em todo o país, a escola Marcelo Cândia de Rondônia terminou a competição em 14º, e Érika ficou entre as cinco artilheiras da competição com 27 gols.
Antes de declarar oficialmente a abertura dos jogos, a Secretária pediu a cada atleta que aproveitassem cada minuto da competição respeitando uns aos outros e àqueles que estão envolvidos no Joer como árbitros, professores e demais equipes da Seduc/CEC.
Esta é a fase regional Metropolitana, onde participarão três mil e cem estudantes atletas de 58 delegações da capital e dos distritos de União Bandeirantes, Calama e Cujubim Grande. Entre técnicos e alunos estarão participando do Joer 3.220 pessoas. São 41 escolas estaduais, 5 municipais e 12 particulares. Esta fase segue até o próximo dia 30 de maio e envolve alunos, de ambos os sexos, na faixa etária dos 12 aos 17 anos, distribuídos nas categorias infantil e juvenil.
Nesta sexta estão em campo as escolas: Estudo e Trabalho, Tiradentes, Classe “A”, Dom Bosco, Araújo Lima, Juscelino Kubitschek, João Bento da Costa, Jorge Teixeira, Bela Vista, Getúlio Vargas, Orlando Freire, São Pedro,Capitão Cláudio, César Freitas Cassol , Dom Pedro I, Interação, Samaritana e Proensino.

Escolas participantes do Joer 2010 fase metropolitana

A Escola Estadual 04 de Janeiro; Escola Estadual 21 De Abril; Escola Estadual Araújo Lima; Escola Estadual Barão Dos Solimões; Escola Estadual Bela Vista; Escola Estadual Brasília; Escola Estadual Bom Jesus; Escola Estadual Capitão Cláudio Manoel Da Costa; Escola Estadual Carmela Dutra; Escola Estadual Carlos Aloysio Weber; Escola Estadual Castelo Branco; Escola Estadual César Freitas Cassol; Escola Estadual Dom Pedro I; Escola Estadual Duque De Caxias; Escola Estadual Eduardo Lima E Silva; Escola Estadual Estudo E Trabalho; Escola Estadual Flora Calheiro Cotrin; Escola Estadual Getúlio Vargas; Escola Estadual General Osório; Escola Estadual Herbert De Alencar; Escola Estadual João Bento Da Costa; Escola Estadual Jonh Kennedy; Escola Estadual José Otino De Freitas ; Escola Estadual Jorge Teixeira De Oliveira; Escola Estadual Jorge Vicente Salazar; Escola Estadual Juscelino Kubitschek; Escola Estadual Major Guapindaia; Escola Estadual Marcelo Candia – BR; Escola Estadual Marcelo Candia – MF; Escola Estadual Mariana; Escola Estadual Orlando Freire; Escola Estadual Osvaldo Piana; Escola Estadual Petronio Barcelos; Escola Estadual Rio Branco; Escola Estadual Risoleta Neves; Escola Estadual Roberto Pires; Escola Estadual Samaritana; Escola Estadual São Luíz; Escola Estadual Tancredo Neves; Escola Estadual Tiradentes; Escola Estadual Ulisses Guimarães; Escola Estadual Paulo Nunes Leal; Escola Municipal Deigmar M, De Souza; Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon; Escola Municipal Maria Izaura; Escola Municipal Professor Pedro Tavares Batalha; Escola Municipal São Pedro; Escola Particular Centro De Ensino Mineiro; Escola Particular Centro De Ensino Aprender; Escola Particular Classe A; Escola Particular Dom Bosco; Escola Particular Interação; Escola Particular Laura Vicunã; Escola Particular Maria Auxiliadora; Escola Particular Mojuca; Escola Particular Objetivo Unidade I; Escola Particular Proensino; Escola Particular Sesi – Serviço Social Da Indústria; Escola Particular Terra Nova.

Fonte: Rondoniaovivo

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Posse do Conselho Municipal de Esportes

Prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho dá posse ao Conselho Municipal de Esportes PDF Imprimir
Sex, 26 de Março de 2010 14:00



posse_conselho_site_1O secretário de Esportes e Lazer de Porto Velho, José Mário do Carmo Melo, o “Marinho Melo”, foi empossado nesta sexta-feira, 26, como o primeiro presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL). A solenidade ocorreu na Sala de Reunião do Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura da capital e junto com ele também foram empossados os representantes das entidades e instituições que compõe o colegiado, como a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), Associação dos Cronistas Esportivos, academias de ginástica, Conselho Regional de Educação Física (CREF), clubes sociais e esportivos, federações e entidades desportivas e comunitárias e instituições que congregam pessoas portadoras de necessidades especiais, totalizando 13 membros.

Além do secretário Marinho Melo, a Semes também é representada no colegiado pelos servidores Edilson Pacheco Pinheiro, Vanderlei Rosa Trindade e Kleberson Luiz Lavor e Silva. Outros conselheiros empossados foram: Edílson de Oliveira França (federações e entidades esportiva), Valdenira Freitas de Souza (reconhecido saber jurídico-desportivo), Francisco Evaldo da Silva (clubes e entidades de práticas esportivas), Alda Cristina Luna Barbosa (entidades filantrópicas de portadores de necessidades especiais), Miguel Souza da Silva (crônica esportiva), Cleverson Cunha Pedraza (academia de ginásticas e similar), Francisco Chaves de Lima (esporte e lazer comunitários) e Juscimara Campo (Conselho Regional de Educação Física).

posse_conselho_site_2O presidente do CMEL, Marinho Melo, adiantou que o conselho foi criado em 2008 pelo prefeito Roberto Sobrinho, mas a dificuldade para reunir todas as entidades afins para a escolha dos membros, fez com que a implantação só ocorresse agora. “Nós não conseguíamos congregar o número suficiente de pessoas porque a maioria ou estava fora do município ou fora do Estado. Mas no final do ano passado conseguimos nos reunir para eleger os membros. A presidência, por norma estatutária, fica sempre com o secretário que também é membro nado do conselho”, explicou. O mandato é de dois anos e na prática, a função do conselho será a de acompanhar o desenvolvimento dos projetos executados pela Semes, ajudar na elaboração do calendário esportivo do município e discutir e sugerir políticas públicas de incentivo e prática do esporte e lazer na capital.

Medalhas

Para o prefeito Roberto Sobrinho, o Conselho Municipal de Esporte e Lazer terá um papel fundamental dentro de sua administração, que é a de ajudá-lo a formular as políticas públicas para setor. “Com a criação do conselho queremos na verdade, é democratizar a discussão em torno das ações, projetos e programas que deverão ser desenvolvidos pela prefeitura. É um órgão consultivo, mas que também poderá atuar como um instrumento de controle social, no que diz respeito a aplicação de recursos para a área. E temos de ter a visão e a sabedoria de ampliar os espaços populares para a participação da sociedade nas decisões de governo”, disse Roberto Sobrinho.

posse_conselho_site_3O prefeito lembrou ainda que um dos papéis fundamentais que o CMEL terá é com relação a implantação do Projeto Gol — Geração Olímpica, que está em fase de elaboração. As discussões envolvem técnicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto com as federações e entidades esportivas de Porto Velho. “Nossa ambição é preparar atletas não apenas para disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O que queremos é um atleta que represente a cidade e o Estado em condições de buscar medalhas para o Brasil. Sabemos da dificuldade que é trabalhar o esporte em todos os níveis, mas esse o salto de qualidade nós temos que dá para aproveitar esse bom momento que passa o País”, frisou.

Participaram ainda da solenidade de posse, além do prefeito Roberto Sobrinho, a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa, a senadora Fátima Cleide (PT/RO), o presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Porto Velho, Jean Oliveira, o procurador-geral do Município, Mário Jonas Freitas Guterres e o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Ramiro Negreiro.

Por Joel Elias
Fotos: J. Gomes